A Prefeitura, por meio do Comitê de Gerenciamento de Crise, segue monitorando os impactos das chuvas que atingiram o município de Vitória da Conquista nessa terça-feira (15). Enquanto o volume total de chuva registrado na Zona Urbana variou entre 23 e 45 milímetros, no distrito de Inhobim foi verificado um acumulado superior a 80 mm nas últimas 24 horas.
Apesar da aparente estiagem na manhã desta quarta-feira (16), o tempo permanece nublado e com possibilidade de chuvas a qualquer momento. Enquanto isso, a Defesa Civil e as secretarias municipais de Desenvolvimento Rural (SMDR), de Infraestrutura Urbana (Seinfra) e Serviços Públicos (Sesep) estão com as equipes em campo para intensificar as intervenções, desobstruindo vias, canais e bueiros para garantir o escoamento e a drenagem das águas. A Secretaria de Meio Ambiente realiza podas e retirada de galhos em alguns locais, a exemplo da lateral do Orquidário.
De acordo com o engenheiro da Defesa Civil, Gabriel Queiroz, apesar do grande volume de água, a drenagem na zona urbana apresentou um bom desempenho, graças às obras de infraestrutura urbana realizadas pelo Governo Municipal. “Existem locais que têm um certo gargalo temporário, mas logo essa água escoa para dentro da drenagem, como, por exemplo, o Canal do Santa Cecília, que chegou a transbordar e algum tempo depois absorveu toda aquela água”, explicou.
Em relação às obras em andamento, a Defesa Civil monitora o entorno dessas áreas, porém não foram constatados danos estruturais. Entre os locais que receberam a visita da Defesa Civil estão a Lagoa das Bateias, a obra da lagoa de detenção do Panorama e a Rua Francisco Sabino, no bairro Vila América. O Comitê de Crise está em campo desde a noite de terça-feira, e segue nesta quarta-feira (16).
Na manhã de hoje, as equipes de limpeza e de podas da Sesep estão executando serviços na praça Sá Barreto, na ponte do bairro Boa Vista e na região do bairro Recreio, próximo ao Horto Florestal, onde há um córrego do Rio Verruga. “Há previsões de continuidade desse período chuvoso até segunda-feira (21), mas estamos aguardando a atualização dessas nossas previsões”, salientou Gabriel.
Alerta Amarelo persiste
O alerta amarelo do Inmet permanece em vigor até as 10h desta quinta-feira (17), e prevê perigo potencial de baixo risco, com eventos como corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. O alerta abrange uma grande faixa do interior do Brasil, passando por 10 estados, incluindo a região sudoeste da Bahia.
A Defesa Civil recomenda que em situações de rajadas de vento, o recomendável é não se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e de descargas elétricas, e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
As pessoas podem ligar para a Defesa Civil (telefone 199), entrar em contato pelo WhatsApp (77) 98856-5070 ou acionar o Corpo de Bombeiros (telefone 193) em caso de urgência.